Caipira Urbanizado - Volume 1

Depois de 20 anos fora dos palcos e dos shows, Théo do Valle voltou a gravar e ficar motivado para mais um trabalho autoral. Agora, sobre a égide das novas tecnologias e da possibilidade de gravar em home studio, o CantAutor gravou 10 canções neste álbum, disponível apenas nas plataformas de streamings musicais.
O projeto Caipira Urbanizado tem como proposta mesclar estas características bem evidentes nas composições de Théo do Valle: a vida bucólica do caboclo do interior, a harmonia simples das suas canções, o som da viola em contraposição com sofisticação rítmica e harmônica e temas urbanos, a crítica social e afins.
Théo do Valle também faz os arranjos e resgata, cronologicamente, suas primeiras composições, do tempo de menino na cidade de Buritama, da sua juventude vivida em Getulina e Guaimbê; pequenas cidades do interior do Estado. Com sua formação universitária na grande Capital é influenciado pelas vida agitada dos grandes centros urbanos, suas mazelas, a vida política nos centros estudantis.
Essa mescla de informações são traduzidas em canções, em sambas, em xotes e baiões... enfim... em músicas envolventes e emocionantes.
Pikitins Home Studio
Eis aqui onde tudo aconteceu. Em período de pandemia, em ócio criativo e o resgate de antigas canções. Talento, força de vontade e determinação intensa, o estudo de novas tecnologias, softwares, tratamento acústico, arranjos, mixagens, masterizações trouxeram Theo do Valle até este ponto de sua carreira. Mesmo com tantas realizações e sonhos alcançados, ainda há muito a ser conquistado no mundo da música.
Um recomeço e novos sonhos à conquistar.
_edited.jpg)

"Primeiro: entenda que há o tempo da gestação, ou melhor, o tempo do merecimento. Segundo: será necessário que seus desejos sejam regados, permanentemente, pela resiliência e pela persistência. Então... deixe que o Universo saiba quem é você, o que você quer e o quanto brilha a sua luz. Deixe que o Universo fará o trabalho restante. Como??? Não sei a resposta exata. Só sei que, quando menos se espera... o Universo retribuirá o seu sonho, em forma de realidade. Só sei que uma porta se abrirá à sua frente. Outras portas se abrirão e outras e outras. Você só precisa passar por elas e lá estarão as oportunidades a escolher. Então... vasculhe nas suas entranhas e encontre, na sua essência, a decisão pelo melhor caminho... Eu lhe asseguro que poderá ser protagonista, ao fazer o que mais ama; condizente com os desejos do seu coração. E, assim, será reconhecido pelos seus feitos e, a sua luz interior, reluzirá no infinito e além."
"Rosa Flor" - canção que retrata o retorno de um filho, em visita aos pais e a sua terra natal. O reconhecimento, a reverência e o orgulho das origens simples da vida do campo.
"Tempo Bão" - a solidão da cidade grande e o desejo de voltar às origens caipira. Nem a lua alí na rua... nem um simples beija-flor vem lhe consolar.
"Down"- a influência dos grandes centros urbanos já começam a ser notadas em suas composições. Esta canção é um marco na vida estudantil do "farma-músico" e foi composta para festival universitário (FEST-FOC 1982). Outro desafio foi gravar no tom original... "Com o passar dos anos, minha tessitura vocal ficou mais grave. Ah! aquele "B3" (tessitura de tenor)! Mas... consegui.", comenta Théo do Valle.
"Horizonte Improvável" - a paixão platônica, doída por causa de um amor impossível é cantada nesta linda canção.