top of page

Um Caipira Urbanizado

quadro

O Brasil é um celeiro de cantores e compositores de altíssima qualidade. Diuturnamente surgem artistas com produções interessantes, com influências diversas e muita personalidade. Esta é a essência que permeia as canções de Théo do Valle. A voz de tenor é tom maior deste "cantautor". Às vezes é chamado de "a Voz que compõe" por seus amigos artistas mais íntimos, porém é uma definição sucinta para exprimir a beleza do seu trabalho autoral. Pode-se notar uma temática em torno do cotidiano familiar, da vida simples do interior, ou em canções que remetem à crítica social, que falam sobre as diferentes facetas do amor ou ainda traz sua versatilidade no gingado do samba e da bossa. São canções melodiosas em belos arranjos. 

Pelos rincões

Desde os 8 anos de idade, aprendeu piano com a professorinha Lourdinha Feroldi, em Buritama (SP). As músicas dos compositores clássicos como Bach, Beethoven, Brahms; as valsas Vienenses; os chorinhos de Zequinha, o grande Villa Lobos... fizeram o alicerce das suas influências musicais. Mais tarde, na adolescência, os xotes e baiões de Gonzaga, os sambas-canções de Lupicínio, as bossa de Jobim e o melhor da música popular brasileira complementam o universo musical. Inevitável não falar dos  saraus  que aconteciam frequentemente, em sua infância e adolescência (Getulina e Guaimbê - SP) com a participação de seus pais (professora Maria da Glória e o bancário Sydney, vulgo China) e muitos músicos amigos. Tudo isso, junto e misturado, se refletem nas suas composições. Várias vertentes da música caipira, das serestas, do baião, da bossa nova estão refletidas em suas canções, que contemplam o cotidiano, a filosofia, as paixões e a crítica social.

theo crianca

Virginiano

Nascido em José Bonifácio (SP) em 23 de agosto de 1960, com a infância e adolescência vividas em Buritama, Getulina e Guaimbê... nos rincões do Estado de São Paulo, veio pra cidade grande estudar, viver, crescer, cantar, criar e procriar. Em entrevista para Radio Atual – 1993, ele satiriza: "Virgem sim, mas não sou fanático!!!. Eu era pra nascer Leão também, mas... a providência Divina quis que eu nascesse quinze minutinhos depois da meia noite. O parto normal teve que virar cesária... Então nasci Virgem... lindo, maravilhoso, detalhista, meticuloso, organizado, analítico, observador, calculista, estrategista, gentil, fiel, amoroso e humilde!!!”

theo faculdade

Sampa

Em suas composições, percebe-se um mix entre a suas raízes Caipira e o Urbano adquirido na cidade grande. Como ele mesmo se me define: “ Sou Caipira mas fui me urbanizando aos poucos”.

Fez faculdade de Farmácia e se tornou Professor Universitário. Mesmo na atividade de professor universitário, nem por isso deixou o dom de compor e cantar. Gravou LP e CDs autorais e independentes. Fazendo uma síntese entre sua formação de “Farma-músico” e “CantAutor”, Théo do Valle considera a música como o “melhor medicamento para a alma”. E é esta a proposta: mostrar a versatilidade de compositor e interprete.

theo adulto

Professor Cantor

Formou-se farmacêutico Industrial, também cursou Química, trabalhou na indústria farmacêutica, fez mestrado em produção e controle de qualidade e tornou-se professor universitário desde 1986, aposentando-se em 2019. Paralelamente, a música que sempre esteve em seu DNA, lhe alavancava para produções autorais. Recentemente, a partir de 2020, período que coincide com a pandemia, Théo do Valle voltou-se a criação, arranjos e gravações, aproveitando-se do ócio criativo e do talento que lhe é peculiar.  Ao longo da sua carreira, Théo do Valle conquistou os corações dos amantes da música de todas as camadas sociais. Vem continuamente gravando novos singles, conquistando a admiração e o carinho novos dos fãs.

Redes Sociais

  • alt.text.label.Instagram
  • Spotify
  • Youtube
  • Facebook

© 2023 por Henrique Fernandes

bottom of page